Navigation

Search

Categories

On this page

Modern Software Development
Keith Short e Whitehorse
Offline Application Block
Biztalk 2004: Lançamento

Archive

Blogroll

Disclaimer
The opinions expressed herein are my own personal opinions and do not represent my employer's view in any way.



RSS 2.0 | Atom 1.0 | CDF

Send mail to the author(s) E-mail

Total Posts: 121
This Year: 0
This Month: 0
This Week: 0
Comments: 35

Sign In
Pick a theme:

# Tuesday, 16 March 2004
Tuesday, 16 March 2004 17:47:23 (GMT Standard Time, UTC+00:00) ( Patterns )

Está disponível um livro novo na MSPress sobre desenvolvimento Object Oriented. Ainda não li o livro mas já estou à espera de uma cópia. Também podem encontrar livros novos da MSPress sobre eXtreme Programming, SCRUM e Test-Driven Development.

Entretanto o Visual Basic continua a evoluir. Mais por virtude do CLR, mas o que é certo é que desde o .NET que o Visual Basic não tem de ter vergonha face aos concorrentes mais modernos: Java e C#. Neste momento estão a decorrer um conjunto de webcasts sobre estes princípios OO - 15 sessões ao todo. O orador é o Joe Hummel (Developmentor). Podemos encontrar sessões sobre OOP, herança, interfaces, componentes, remotings, patterns,  etc... Excelente para quem ainda não saiu do VB6.

Por falar em Developmentor, estão agendados mais cursos em Portugal (em colaboração com a Safira)

# Sunday, 14 March 2004
Sunday, 14 March 2004 00:50:25 (GMT Standard Time, UTC+00:00) ( Arquitecturas | Patterns )

Já tinha falado aqui sobre o Whitehorse e sobre o novo designer SOA mas nas últimas semanas este tema tem gerado mais posts & comentários:

Muito porque o Keith Short, um dos arquitectos das Enterprise Frameworks & Tools no novo Visual Studio "Whidbey", começou um weblog onde tem vindo a defender as razões porque a Microsoft está a seguir Domain Specific Languages (DSL) em vez do OMG's UML/MDA. Recomendo todos os posts bem como um leitura dos comentários.

Ele também deu um entrevista para o DNJ Online sobre Designing Applications with Whidbey e parece-me um excelente artigo sobre aquilo que podemos esperar para esta primeira versão do whitehorse. Também na CNET tem um artigo Microsoft places bet on Whitehorse.

 

# Tuesday, 02 March 2004
Tuesday, 02 March 2004 16:20:46 (GMT Standard Time, UTC+00:00) ( Arquitecturas | Patterns | Sync/Offline | Web Services )

Trata-se de mais um bloco de código reutilizável e um conjunto de exemplos que demonstram como fazer aplicações que funcionam online e offline. Com este bloco a aplicação consegue detectar o estado da ligação, guardar dados em cache para utilização offline, e sincronizar dados e tarefas com os servidores assim que a aplicação ficar online.

O objectivo é fugir dos modelos de merge-replication (tightly-coupled) e desenhar sim interacções baseadas em mensagens (SOA) desacopladas. Esta framework usa um mecanismo de store & forward para guardar as mensagens pendentes. Desta forma muitas das complexidades deste tipo de aplicação ficam praticamente transparentes para o developer.

Para trabalhar offline o DataLoaderManager faz download dos dados de referencia necessários. Depois o ReferenceDataCache é usado sempre que o acesso online não está disponível.

Durante o funcionamento offline também é possível preencher tasks (UIP) e a sua efectivação (ex: post para um Web Service) fica queued no Application Service Agent até o ConnectionManager determinar que é possível fazer o upload dos dados.

Acho que este bloco vai ser uma excelente framework não só para aplicações rich-client/mobile mas até mesmo para construir Autonomous Services. Imaginem uma loja online (reference data = catálogo de produtos) que está a aceitar encomendas (task = carrinho de compras) mesmo quando os servidores (armazém/distribuição) estão indisponíveis. Existem muitas aplicações web que ficariam muito mais robustas e escaláveis se o site fosse fácil de replicar por data centers remotos. E o resultado das aplicações fosse uma simples menssagem para um web service assíncrono.

O source code foi desenvolvido neste workspace e bloco já está no msdn para download

Tuesday, 02 March 2004 13:13:14 (GMT Standard Time, UTC+00:00) ( Biztalk )

Fica hoje disponível para download o Biztalk Server 2004. Esta semana estão agendados vários webcasts sobre o produto: (Quem perder as sessões live pode sempre assistir às gravações)

Começa agora um concurso para developers e que vai durar até 31 de Agosto. O detalhes/regras/reqiusitos/prémios estão aqui neste BTS2004DeveloperCompetition.doc(.zip).

O site do Scott Woodgate é um excelente blog para acompanhar o Biztalk, bem como o workspace da equipa no GotDotNet.com.

NOTA: Já fiz upload da apresentação sobre Biztalk 2004