Navigation

Search

Categories

On this page

Archive

Blogroll

Disclaimer
The opinions expressed herein are my own personal opinions and do not represent my employer's view in any way.



RSS 2.0 | Atom 1.0 | CDF

Send mail to the author(s) E-mail

Total Posts: 121
This Year: 0
This Month: 0
This Week: 0
Comments: 35

Sign In
Pick a theme:

# Wednesday, 01 August 2007
Wednesday, 01 August 2007 00:15:02 (GMT Daylight Time, UTC+01:00) ( Arquitecturas | Web Services )

Muitas das ferramentas que usamos no dia-a-dia simplificam o modelo de programação distribuído propagando as transacções entre as diferentes DataSources. O problema é que usamos cada vez mais fontes de dados e a latência/disponibilidade são cada vez mais fracas. Quando estas aproximações foram promovidas, as máquinas estavam muitas vezes no mesmo rack. Hoje com os Web Services (SOAP/REST/JSON) os mashups são construídos com base em endpoints que estão no mesmo planeta!

As aplicações que deixaram as transacções (atómicas) se propagarem por sistemas distantes, acabaram muitas vezes por enfrentar problemas enormes assim que a sua utilização aumentou (tipicamente mal saíram do developer :-)). O auto-enlist de transacções mais os remote calls como no DCOM eram muito simples de fazer, mas complicadíssimos de resolver em termos de performance. O locking excessivo, mais alguma latência acabava por deitar tudo abaixo. Embora também se possa muitas vezes minimizar o problema apenas aumentando os recursos de hardware e adquirindo infra-estrutura mais avançada, nem sempre essa solução é aceitável. Para além dos custos de hardware+software, isto tipicamente implica mais recursos humanos, sistemas mais complexos para operar e monitorizar, custos energéticos adicionais inclusive (Ar condicionado; geradores, ...).

Uma das formas para escalar, e garantir uma disponibilidade elevada de aplicações na Internet, passa por partir os dados por vários sítios, alguns registos até replicados por vários locais e próximos dos utilizadores que mais os usam. Resumindo, se começarmos a analisar como vão evoluindo aplicações que correm em cima de plataformas distribuídas geograficamente a conclusão é que é preciso repensar a forma de desenvolvimento, o nível de abstracção e a arquitectura vai fazendo toda a diferença.

Agora no verão é sempre uma boa altura para ler e aprender coisas novas, aqui vai um conjunto de coisas que quero continuar a estudar:

Friday, 10 August 2007 14:43:32 (GMT Daylight Time, UTC+01:00)
Hoje estou a fazer montes de updates ao blog. Isto já precisava de uma manutenção. DasBlog, Akismet, Feedburner, ClustrMaps, Geo tags, ...
Thursday, 16 August 2007 16:32:54 (GMT Daylight Time, UTC+01:00)
Heh, mais feeds são sempre bem vindos!!
Optimo!
Comments are closed.